Filosofia Online


Domingo , 13 de Maio de 2007


Aula do dia 08/05 - ARTE

 

DIFERENCIE MÍMESE ENTRE OS CONCEITOS DE PLATÃO E DE ARISTÓTELES EM QUESTÕES ATUAIS 

Podemos comparar a mímese no conceito de Aristóteles com o filme "EFEITO BORBOLETA" no qual o personagem principal vive momentos em sua vida e tem uma nova chance de mudar o futuro e aperfeiçoar-se, igual o conceito de Aristóteles. No caso de Platão, que considerava só a música como arte por que não havia nenhuma forma de reproduzi-la, podemos comparar com a música de Beethoven, que era surdo e não havia forma de imitar o som de ninguém, elaborando sua própria composição.

 

ARTE: Se origina do latim ars, que corresponde ao grego techne.

Definição: Qualquer atividade humana submetida a regras.

Platão: Define a arte como forma de linguagem e produção humana que desviam o homem da verdade. Para ele a arte corresponde ao nível mais baixo do conhecimento porque ela é uma imitação das coisas, que por sua vez já são imitações do mundo das idéias (conceito de mímese).

Aristóteles: A arte também é uma imitação, mas diferente do conceito de Platão, ele acredita que a arte é uma imitação direta das idéias; para ele a arte é um instrumento que completa o que falta na natureza (“A arte imita a natureza”). Aristóteles foi um dos primeiros a estudar os efeitos que as peças teatrais causavam no público. Segundo ele, elas só podem ser consideradas obras de arte se provocarem a Catarse, que foi definida por ele como o processo de descarga emocional pelo qual passa o espectador, que é provocada pelo drama vivido por um dos personagens da peça. O espectador se identifica e se sensibiliza com o drama que está sendo apresentado e isso resulta na purificação de sua alma.

 

 

Vamos pegar como exemplo uma famosa obra do artista citado: Guernica, que na verdade é um mural, pintado por Picasso com o objetivo de retratar o bombardeio que a cidade, de mesmo nome que a obra, sofreu durante a Guerra Civil Espanhola, realizado pela Força Aérea Nazista. Tempos depois de finalizada a obra, o embaixador alemã Otto Abetz fez a seguinte pergunta a Picasso: "Vocês fizeram isso?", e Picasso respondeu: "Não, foram vocês".

Na obra o artista retrata um caos completo, reflexo dos ataques que a cidade sofreu. É apenas uma visão do artista sobre o fato ocorrido; não é como uma foto que registra a cena exatamente como ela aconteceu, mas sugere uma boa idéia da mesma.

 

"A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade".

Pablo Picasso 

 

Quem melhor do que Picasso para saber o que é arte?

 

Fonte:

http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm

http://pt.wikipedia.org

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/tragedia_grega1.htm

http://redebonja.cbj.g12.br/ielusc/necom/rastros/rastros04/rastros0407.html

http://www.fafisma.com.br/sistematizacao.htm

http://www.eba.ufmg.br

Escrito por dstrolezi às 12h33 PM
[ ] [ envie esta mensagem ]

Dia 02/05

FERIADO!!!

 

 

 

Escrito por dstrolezi às 12h33 PM
[ ] [ envie esta mensagem ]